quinta-feira, 26 de abril de 2012

VETO À REFORMA DO CÓDIGO FLORESTAL


 A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira a reforma das leis que regulam o uso do solo e estabeleceram  uma redução das áreas protegidas em favor da atividade agropecuária. A mudança inclui uma ampla anistia aos fazendeiros que durante as últimas décadas desmataram ilegalmente territórios da Amazônia.
 Por este motivo, ONG's ambientalistas, WWF e GREENPEACE denunciaram tal "reforma" e pedem à presidente Dilma que impeça esta decisão podendo ser esta lei um retrocesso aos avanços obtidos na Amazônia, bem como a anistia aos fazendeiros que tantos prejuízos causaram ao meio ambiente com seus desmatamentos ilegais, provocarem perdas econômicas e morais significativas, já que o Brasil é o líder global na luta contra o desmatamento e mudanças climáticas.
                                                                      
"Hoje ( 25 de abril) a Câmara dos Deputados mostrou o que quer: o fim das florestas no Brasil. Por 274 votos a 184, com duas abstenções, foi aprovada hoje a proposta que desfigura o Código Florestal, escrita pelo deputado ruralista Paulo Piau (PMDB-MG) sobre o texto aprovado pelo Senado, segue agora para sanção da presidente, Dilma Rousseff. Se ela não se mexer, e vetar o texto, esse futuro será seu legado.
O texto aprovado dá anistia total e irrestrita a quem desmatou demais – mesmo aqueles que deveriam e têm capacidade de recuperar matas ao longo de rios, por exemplo – e ainda dá brecha para que mais desmatamentos ocorram no país. Ele é resultado de um processo que alijou a sociedade, e vai contra o que o próprio governo desejava. Com isso, avanços ambientais conquistados ao longo de décadas foram por água abaixo."

E nós? Vamos ficar apenas pesquisando e deixando tudo isso acontecer?



Nenhum comentário:

Postar um comentário