sexta-feira, 6 de abril de 2012

Debates para um novo Planeta

O futuro pode ser agora!




“Eu considero essencial na Rio+20 discutir um outro paradigma. A função da Rio+20 é colocar entre os governos a questão da crise e como sair dela. Discutir a desigualdade social que atinge os países do Terceiro Mundo e emergentes. O acesso à água. Então vocês discutam novos paradigmas, se vocês quiserem, anticapitalistas.  Nossos países, hoje, não sacrificam sua soberania frente às pressões de potências, grupos financeiros ou agências de classificação de risco. Mas sobretudo nossos países avançam fortalecendo a democracia. Na América do Sul, como diz aquela canção da Revolução dos Cravos, da revolução portuguesa: ‘O povo é quem ordena’.”

  Assim foi a fala de orientação da presidenta Dilma no Fórum Social Temático em Porto Alegre. Entre outras declarações, Dilma salientou ainda que a Rio+20 será um encontro importante e decisivo para questões que se arrastam a tempos, principalmente ao que tange três esferas imprescindíveis: econômica, social e ambiental. Citando: a erradicação da pobreza, o estreitamento entre os povos, o desenvolvimento e inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável.
  Neste Fórum, foram concretizadas alianças entremovimentos sociais e populares, ONGs, lideranças sociais e políticas, para levar à Rio+20 ideias e propostas de outro mundo possível.
  Nós, os autores do blog, decidimos reescrever aqui o final do discurso da presidenta, na íntegra, sem retocar qualquer palavra, tamanha a importância e enfática sobre os efeitos que poderão ser usufruidos depois da Rio+20, caso Dilma consiga multiplicar suas idéias entre os demais líderes que estarão presentes no evento:

“Os grandes movimentos da humanidade são feitos de ação, mas também de esperança. Foi a esperança que moveu a minha geração, décadas atrás. Hoje, quando olho o caminho percorrido e para os objetivos alcançados, só posso dizer a vocês: valeu a pena. É essa esperança que nos une e nos mobiliza para a Rio+20. É essa esperança que deve sempre nos guiar na busca de um novo modo de vida, inclusivo e sustentável. Sabendo que o papel da sociedade civil será determinante para o êxito da Rio+20, conto com a mobilização, com o engajamento e a presença de vocês no Rio de Janeiro. Eu tenho certeza: UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL”.

REFERÊNCIA:

Selvino Heck. País-Sociedade Aberta, Rio+20: Um outro mundo é possível. Jornal do Brasil, 03 fev 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário