Assim foi a fala de orientação da presidenta Dilma no Fórum Social Temático em Porto Alegre. Entre outras declarações, Dilma salientou ainda que a Rio+20 será um encontro importante e decisivo para questões que se arrastam a tempos, principalmente ao que tange três esferas imprescindíveis: econômica, social e ambiental. Citando: a erradicação da pobreza, o estreitamento entre os povos, o desenvolvimento e inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável.
Neste Fórum, foram concretizadas alianças entremovimentos sociais e populares, ONGs, lideranças sociais e políticas, para levar à Rio+20 ideias e propostas de outro mundo possível.
Nós, os autores do blog, decidimos reescrever aqui o final do discurso da presidenta, na íntegra, sem retocar qualquer palavra, tamanha a importância e enfática sobre os efeitos que poderão ser usufruidos depois da Rio+20, caso Dilma consiga multiplicar suas idéias entre os demais líderes que estarão presentes no evento:
“Os grandes movimentos da humanidade são feitos de ação, mas também de esperança. Foi a esperança que moveu a minha geração, décadas atrás. Hoje, quando olho o caminho percorrido e para os objetivos alcançados, só posso dizer a vocês: valeu a pena. É essa esperança que nos une e nos mobiliza para a Rio+20. É essa esperança que deve sempre nos guiar na busca de um novo modo de vida, inclusivo e sustentável. Sabendo que o papel da sociedade civil será determinante para o êxito da Rio+20, conto com a mobilização, com o engajamento e a presença de vocês no Rio de Janeiro. Eu tenho certeza: UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL”.
REFERÊNCIA:
Selvino Heck. País-Sociedade Aberta, Rio+20: Um outro mundo é possível. Jornal do Brasil, 03 fev 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário