Desenvolvimento Sustentável
-O Brasil quer que a cúpula Rio+20, a conferência climática da ONU, ajude a impor o desenvolvimento sustentável como modelo mundial de crescimento, afirmou nesta terça-feira um dos encarregados brasileiros da conferência.
"Estamos em uma época em que as crises se multiplicam: crise política, crise do clima (...) A Rio+20 será a oportunidade de examinar estas crises provocadas pelo modelo atual de desenvolvimento", disse o embaixador Luiz Alberto Figueiredo à imprensa estrangeira no Rio.
Nesta Conferência, não serão criadas novas leis mas sim, debater e fomentar as que já existem, criando estratégias e como essas leis serão desenvolvidas.
Segundo Figueiredo, "esta cúpula será um êxito se adotar objetivos claros" de desenvolvimento sustentável para os próximos 20 anos, que permitam um equilíbrio entre crescimento econômico, erradicação da pobreza e proteção do meio ambiente.
Consultado sobre a falta de sanções caso os países não respeitem os objetivos estabelecidos, Figueiredo respondeu: "quando fixamos as Metas de Desenvolvimento do Milênio (...) não pensamos em termos de sanções".
O embaixador citou também que o Brasil progrediu em sua economia, reduziu as taxas de desmatamento e trabalhou fortemente na inclusão social, quando questionado sobre o retrocesso quanto ao tema da proteção do meio ambiente durante o atual governo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Rio+20: Brasil quer desenvolvimento sustentável como modelo mundial. Notícias Uol, 03 de abr 2012.